Sejam muito bem-vindos ao nosso blog, vamos saber o que aconteceu no 6°encontro?
Começamos o nosso encontro com a dinâmica "dos pares", nela dividimos a sala em dois grupos e distribuímos frases para cada grupo. Assim, a frase de um grupo, dependia da frase do outro grupo para se completar. Para isto, utilizamos frases regionais, por exemplo: "Eu sou um cuscuz sem sal", "Eu sou o sal do seu cuscuz". Foi bem legal esse momento, porque os alunos demonstraram estarem empolgados para o desenrolar do encontro. Aaaah, outro detalhe, nossa sala também entrou no clima e ficou repleta de corações e balões vermelhos!
Em seguida, realizamos a leitura do texto "Hábitos dos nordestinos (séc. XIX)", extraído do livro "Genealogia Sertaneja - Capítulo IV", nesse momento, foi destacado as características e costumes dos nordestinos. Os alunos, gostaram bastante do texto participando com opiniões sobre o tema abordado.
Como o nosso encontro estava direcionado ao xodó nordestino, executamos a música "Eu sou quero um xodó", de Dominguinhos, na intenção de aprofundar uma discussão em torno da temática e sendo uma base para a leitura que foi realizada logo após. Música sempre é bem-vinda no CLIC né pessoal, ainda mais quando se trata de forró e xote. Os alunos acompanharam a música cantarolando e percebendo a riqueza de detalhes contida na letra da música.
Por fim, realizamos uma leitura dramatizada do Segundo Ato (parte da celebração do casamento) da peça teatral "O casamento suspeitoso", de Ariano Suassuna. Nosso objetivo, foi mostrar para os alunos as possíveis adversidades recorrentes aos costumes e a cultura nordestina. Além disso, possibilitou uma contato maior com a estrutura da peça teatral, as marcas temporais e o desenvolvimento de cada personagem na peça.
Então é isso pessoal, o chamego foi bom, o borogodó também e o xodó marcou o coração desse povo nordestino. Até a próxima!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário