sábado, 8 de abril de 2017

1º ENCONTRO: Pode procurar, duvido você encontrar beleza e vivacidade, todos juntos em um só lugar: O Nordeste é, o Nordeste tem!

Olá, galerinha!!!
O CLIC voltou e está com tudo! 
A nova temática "ÔXENTE! ISSO AQUI É NORDESTE: UM PASSEIO ENTRE A LITERATURA E A DRAMATURGIA" está simplesmente incrível, confira tudo que está acontecendo e como foi o nosso 1º ENCONTRO:Pode procurar, duvido você encontrar beleza e vivacidade, todos juntos em um só lugar: O Nordeste é, o Nordeste tem! 
Para introduzirmos a temática “Ôxente! Isso aqui é Nordeste: um passeio entre a literatura e a dramaturgia”, levamos em uma caixa, alguns objetos que lembram o Nordeste, bem como, ao teatro. Para isto, pedimos que alguns voluntários, de costas para o quadro e com os olhos fechados, tentassem acertar qual o objeto e a que ele remetia, com a finalidade de que acertassem o objeto e relacionasse ao tema na nossa Sequência didática:






E em seguida, ao som da música “Nordeste independente”, de Elba Ramalho, levamos alguns quebra-cabeças com imagens de filmes, livros, tipos de comidas e festas relacionados ao teatro e a literatura nordestina, para que eles montassem e relatassem sobre tal obra, se já leu ou assistiu, e quais impressões tiveram acerca das demais imagens, com o objetivo de observar o conhecimento que os alunos têm sobre o Nordeste, como uma forma de sondar o grau de intimidade deles em relação à região em que vivem:
Também realizamos a leitura do poema “O Nordeste é poesia”, de Patativa do Assaré, destacando a exaltação que o poeta faz ao nordeste quando afirma que na região tudo é poesia; e depois,ouvimos a música “Norte Nordeste Me Veste”, de Rapadura XC, analisando a letra da música, que condiz com o que é retratado no poema lido anteriormente. A música é um RAP que enfatiza com propriedade o Nordeste, engrandecendo de maneira mais descritiva que o próprio poema; e a turma curtiu esse som:
Por fim, lemos o cordel “Nordeste: aqui é o meu lugar”, de Carlinhos do Cordel, com o objetivo de retomar tudo o que foi visto neste primeiro encontro; além de destacar a forma expressiva que essa leitura proporciona. Também apresentamos as características deste gênero, dizendo que o mesmo também é conhecido como folheto, é um tipo de poesia popular impressa e divulgada em folhetos, com imagens feitas através da xilogravura. e claro, pra encerrarmos nosso primeiro encontro, levamos lanche para todos os alunos.

É ISSO AI, PESSOAL! AGUARDEM NOSSAS FUTURAS POSTAGENS. OBRIGADO PELA VISITA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário