quarta-feira, 12 de abril de 2017

3º ENCONTRO: O Nordeste além dos estereótipos: a importância das variações linguísticas como elemento da identidade regional.

Olá povo arretado do CLIC!!!


O nosso terceiro encontro foi introduzido com a dinâmica "XÔ PRECONCEITO", assim os alunos receberam algumas mensagens retiradas de redes sociais que evidenciavam o desrespeito ao povo nordestino, a sua cultura e os seus valores. Os alunos realizaram comentários sobre as mensagens, avaliando com plaquinhas de "curti" e "não curti". Com a discussão, avançamos nos debates para desconstruir as representações preconceituosas sobre o Nordeste evidenciando o que verdadeiramente caracteriza a região.


A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé                        A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sentadas e sapatos                          A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sentadas


Logo em seguida, exibimos o vídeo "Dialeto Nordestino - Uma resposta ao preconceito", do nordestino Bráulio Bessa. Muitos alunos se identificaram com o vocabulário nordestino contido no vídeo e concordaram com a reposta revelada ao preconceito dos estereótipos nordestinos.


                  A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé e área interna    A imagem pode conter: 2 pessoas, área interna

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sentadas e área interna


Posteriormente, realizamos a leitura da charge "No consultório médico' e de uma história em quadrinhos (HQ), "Chico Bento em... Bom Português", de Maurício Souza, discutindo com os alunos o vocabulário nordestino e o preconceito linguístico presente nos gêneros. Além do mais, trabalhamos a linguagem verbal e não verbal dos gêneros, aumentando a capacidade de interpretação dos alunos.


                 A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado e área interna  A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e chapéu


Além disso, realizamos a leitura do poema "Eu não troco meu ôxente, pelo ok de seu ninguém", de Marcílio Siqueira, destacando a expressividade do poeta com o vocabulário e costumes nordestinos e abordando a postura do eu lírico diante das suas raízes locais.


A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sentadas e área interna  A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sentadas, sala de estar e área interna


Por fim, os alunos realizaram a atividade "Eu moro onde você passa férias", em que eles produziram um comentário defendendo o Nordeste, o dialeto, a cultura e as riquezas naturais, rompendo com os preconceitos existentes sobre a região.

 A imagem pode conter: uma ou mais pessoas    A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas sentadas    A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas sentadas    A imagem pode conter: uma ou mais pessoas


Nessa atividade, destacamos o poema idealizado pelo aluno Gabriel Siqueira da Costa:

A imagem pode conter: 1 pessoa, atividades ao ar livre e close-up
Onde você deseja morar, eu moro
Onde você sonha em ficar, eu durmo
Onde você sonha em andar, eu ando
Onde você sonha em cantar, eu canto
Onde você desenha morrer, eu vivo
Onde você pretende passar, eu fico
Onde você pretende nadar, eu me banho!



ISSO É TUDO PESSOAL! FIQUEM LIGADOS NOS PRÓXIMOS ENCONTROS E ACOMPANHEM TUDO POR AQUI! ATÉ SEMANA QUE VEM.
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário