terça-feira, 12 de abril de 2016

4º ENCONTRO: "PROFISSÕES: QUAL ESCOLHER?"


 Foram expostos no quadro, frases enumeradas com as seguintes afirmações: 
1- Nunca terminou uma faculdade. Preferiu abrir um negócio próprio;
2- Foi expulso do colégio após brigar com o professor de português; 
3- Trabalha de pedreiro desde os 14 anos; 
4- É professor concursado em uma cidade paulista; 
5- Cursou direito; 
6- Faz tradução de textos;
7- Cursou medicina; 
8- Cursou engenharia.  

Em seguida, os discentes tentaram associar as primeiras frases com outras que tinham as seguintes afirmações:
1- Um dos homens mais ricos do mundo; 
2- Um grande poeta brasileiro; 
3- Tem renda mensal de cerca de R$ 4000; 
4- Tem renda mensal de cerca de R$ 2800, mas trabalha só 32h por semana; 
5- Tem renda mensal de cerca de R$ 1000; 
6- Tem renda mensal de cerca de R$ 17000; 
7- Trabalha 40 horas por semana, fora o que tem de estudar em casa, e ganha cerca de R$ 1600; 
8- Ao longo de sua carreira profissional, teve de lidar com salários baixos e excesso de trabalho.


  • A dinâmica tinha como objetivo principal, discutir que um bom profissional tem grandes chances de ganhar razoavelmente bem em qualquer área e de que um mau profissional, independentemente de ser um médico, advogado ou engenheiro, provavelmente será mal remunerado e mal sucedido.



  • Em seguida, realizamos a leitura do artigo de opinião “Adolescente x profissão: como escolhera profissão certa”, de Beth Proenca Bonilha. Refletindo sobre a responsabilidade que assumimos ao escolher determinada carreira, já que nossa escolha profissional está diretamente ligada a nossa felicidade.

  • Lodo após a leitura do artigo, ouvimos a musica “Supertrabalhador”, do cantor Gabriel O Pensador. Através da música destacaremos a importância social das várias profissões citadas.


  • Para descontrair, realizamos uma apresentação em slides de algumas profissões antigas, como: Acendedor de postes, carpideiras, despertador humano, arauto público, animador de funeral, etc. 





      •    Terminada a apresentação, realizamos a dinâmica “Conquistando o sucesso”. A dinâmica foi a simulação de uma entrevista de emprego grupal, que possui um caráter de eliminação. Os professores lançaram várias perguntas, a fim de testar a influência verbal dos alunos, organização de ideias e criatividade. 
      • Ganhou a aluna Juliana pois melhor se posicionou durante a atividade. 



      Nenhum comentário:

      Postar um comentário