quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Continuando com a poesia visual


 No nosso nono encontro, para que os discentes tivessem um maior conhecimento sobre o que é poesia visual e como interpretá-la, realizamos a leitura de dois poemas visuais, como “Exclamação” de autoria desconhecida e “Palavras” de Constança Lucas. O objetivo desta atividade de leitura é fazer com que os próprios alunos interpretem os poemas visuais e, possam identificar a proposta de cada um.



          Após lermos todos os poemas, realizamos um debate com a turma sobre eles em diálogo com o eixo temático: “A influência da internet e da tecnologia na sociedade contemporânea”. Posto que, objetivamos mostrar os impactos da tecnologia no poema e também trouxemos a questão da desconstrução de paradigmas de que poema precisa ser rimado, ter estrofes, versos e metrificação, assim como apresentaremos a simbologia da linguagem da internet, que por vezes descarta palavras, com base na interpretação do poema “Exclamação” e também, a ausência de comunicação “face a face” no mundo virtual, que foi suscitado com a interpretação do poema “Palavras”.
   Logo após, assistimos ao vídeo "Metamorfosis, poema visual", disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=FjCUaCvBBGU. Exibimos este vídeo com o intuito de oportunizar que os alunos estabelecessem um contraponto entre a linguagem de um poema visual no papel e outro feito por intermédio de animação.
   Para finalizar, tendo em vista o encontro anterior e as interpretações dos poemas visuais, construímos, juntamente com os alunos, um conceito de poesia visual, assim como, elencamos suas características, e falamos um pouco acerca do seu surgimento. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário