quinta-feira, 31 de julho de 2014

Introdução à poesia visual

           Como elemento motivador do oitavo encontro, levamos o vídeo "Animación poesia visual", que pode ser visto no link: https://www.youtube.com/watch?v=BG5PWeLRIZg. Que teve como objetivo fazer com que os educandos estabelecessem um primeiro contato com a poesia visual. Após as discussões, trouxemos, em slides e no módulo, os poemas visuais@ de Emerenciano “Consciência” de Diego Medeiros e “Consumir é destruir” de autoria desconhecida. Com isso, sem deixar o eixo temático de lado, os discentes tiveram a oportunidade de perceber que a tecnologia através da internet também influencia a literatura.



      Após discutimos detalhadamente cada poesia com a turma, distribuímos uma atividade interpretativa sobre o poema visual "Assim caminha a humanidade", que teve por objetivo perceber a sensibilidade dos discentes na interpretação da poesia visual e também permitir que os educandos percebessem que o texto literário pode suscitar múltiplas leituras/interpretações. 


Após as explanações dos discentes em torno da poesia visual, questionamos se as poesias escritas e visuais dão ao leitor o mesmo teor de interpretação, se há alguma diferenciação no modo de leitura de ambas e para finalizar, lemos o poema “Eu etiqueta” de Carlos Drummond de Andrade, a fim de comparar poesia escrita e visual, reforçando a ideia de que a maneira de ler/interpretar poemas difere, porém, não deixa de ser significativa ao leitor.

Aula excelente! Poesia sempre dá uma certa magia as coisas!

Um comentário:

  1. Boa noite! Obrigado pela citação do poema Consciência de minha autoria! O outro poema é de autoria do poeta Avelino de Araújo. http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_visual/avelino_araujo.html

    ResponderExcluir