Como elemento motivador do oitavo encontro, levamos o vídeo "Animación poesia visual", que pode ser visto no link: https://www.youtube.com/watch?v=BG5PWeLRIZg. Que teve como objetivo fazer com que os educandos estabelecessem um primeiro contato com a poesia visual. Após as discussões, trouxemos, em slides e no módulo, os poemas visuais“@” de Emerenciano “Consciência” de Diego Medeiros e “Consumir
é destruir” de autoria desconhecida. Com isso, sem deixar o eixo temático de lado, os discentes
tiveram a oportunidade de perceber que a tecnologia através da internet também
influencia a literatura.
Após discutimos detalhadamente cada poesia com a turma, distribuímos uma atividade interpretativa sobre o poema visual "Assim caminha a humanidade", que teve por objetivo perceber a sensibilidade dos discentes na interpretação da poesia visual e também permitir que os educandos percebessem que o texto literário pode suscitar múltiplas leituras/interpretações.
Após as explanações
dos discentes em torno da poesia visual, questionamos se as poesias escritas
e visuais dão ao leitor o mesmo teor de interpretação, se há alguma
diferenciação no modo de leitura de ambas e para finalizar, lemos o
poema “Eu etiqueta” de Carlos Drummond
de Andrade, a fim de comparar poesia escrita e visual, reforçando a ideia de
que a maneira de ler/interpretar poemas difere, porém, não deixa de ser
significativa ao leitor.
Aula excelente! Poesia sempre dá uma certa magia as coisas!
Boa noite! Obrigado pela citação do poema Consciência de minha autoria! O outro poema é de autoria do poeta Avelino de Araújo. http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_visual/avelino_araujo.html
ResponderExcluir