quinta-feira, 17 de julho de 2014

A internet uni ou afasta?

        O quarto encontro dessa sequência foi iniciado com a dinâmica "Olho no olho", que funciona assim: dividi-se a turma em duplas, definidas por sorteio, e, em seguida, são também sorteados temas presentes no nosso cotidiano para que se dialogue sobre. O objetivo é fazer com que os educandos reflitam sobre as relações reais e virtuais. O que é mais fácil, conversar pessoalmente ou por trás de uma tela de computador? E por quê?






Através do voto dos colegas, a dupla que conseguiu ser mais desinibida ganhou uma lembrancinha.


Após a dinâmica, assistimos o vídeo "Jovem viciado em internet não sai de casa há cinco anos no Espírito Santo", que você pode ver através do link: https://www.youtube.com/watch?v=A4CR08qu02g. A partir do vídeo, os alunos puderam refletir acerca do uso excessivo da internet, quando deixamos de viver o real e nos apegamos à ilusão do virtual.
Concluídas as discussões, trouxemos, em slide e no módulo, a charge "Dizem que as redes sociais afastam as pessoas" de Bruno (Blogueiro).



       Em conjunto com os alunos analisamos a charge, refletimos sobre aspectos próprios do gênero como a linguagem verbal e não-verbal. Os alunos se posicionaram de forma crítica diante da imagem e puderam perceber que o comportamento retrato na charge não está distante da realidade do que estão se tornando as relações das pessoas.
         Para finalizar o encontro, foi feita a leitura do artigo de opinião "As relações virtuais: amigos de verdade?" de Paulo Silvino Ribeiro, presente no módulo, que motivou uma discussão envolvendo os pontos positivos e negativos da internet em relação ao comportamento social das pessoas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário