sábado, 17 de setembro de 2016

3° ENCONTRO: A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NA MÍDIA MUSICAL

No primeiro momento do nosso encontro, fizemos a dinâmica intitulada "Play Clic", que consistiu na execução de   alguns play-backs de músicas que tinham a mulher como temática principal. A partir do momento em que os sons iam sendo  executados, os alunos completaram a letra da música, disseram também os títulos das mesmas e os cantores, e cada etapa que eles foram falando valeu pontos para acumular, o que no final da dinâmica consistiu no grupo vencedor.




gNo segundo momento, analisamos algumas músicas que retratavam a mulher de diferentes formas nas letras, duas que retrataram de forma positiva que foi "Mulher" de Erasmo Carlos e "Ela une todas as coisas" de Jorge Vecilo, e para fazer um contraponto trouxemos duas musicas que retratavam a mulher de uma forma negativa que foi "Piriguete" de Mc Papo e "Malandramente" de Mc Nandinho. tais musicas despertaram por parte dos alunos a forma como as mesmas retratam a mulher, surtindo uma discussão bastante proveitosa.

EEm seguida, foi apresentada a tirinha “ Sertanejo e mulheres loucas”, do cartunista Will Leite, que apresentou as mulheres retratadas nas musicas de uma forma desvalorizada. Para fazer um contraponto com a tirinha foi feita a leitura do artigo de opinião   A degradação da mulher na música brasileira”, de Geneceuda Monteiro. 


eE por fim, fechamos nosso encontro · exibibindo o vídeo “A evolução das mulheres através da música”, fazendo relação entre a dinâmica e as músicas executadas em sala. Mostrando a forma como elas foram tratadas nas letras músicais em décadas passadas e, como elas estão sendo representadas nas músicas do século XXI.
 

d



Nenhum comentário:

Postar um comentário