quinta-feira, 9 de julho de 2015

4º ENCONTRO - OS NEGROS AS MARGENS...




E aí, galerinha!!!


Curiosos para saber o que ocorreu no 4º encontro da nossa sequência?

Então, vamos conferir o que houve!

Tivemos como subtemática da aula “O negro às margens”... Hum... o que será que isso quer dizer?


Iniciamos o encontro com um breve percurso sobre a cultura africana e sua influência na brasileira e realizamos uma dinâmica informativa, na qual os alunos tinham que adivinhar quais palavras que utilizamos no dia a dia são de origem africana.
Logo em seguida, foi hora de agitar ao som do funk da música “Eu só quero é ser feliz”, do grupo Rap Brasil, que serviu como pontapé inicial para a discussão sobre a situação das pessoas na favela.
Para compreender a relação entre negro e favela, lemos o artigo “Negros são maioria” de Cláudia Vitalino, Presidente da UNEGRO – União de Negros Pela Igualdade que fez com que refletíssemos sobre que fatores causaram a existência de uma maioria negra na favela. Terminada a discussão do artigo, lemos o poema “Favela”, de Marcelo Alves. Esse poema trouxe uma síntese acerca do histórico do povo afrodescendente no Brasil, desde sua escravidão até o processo de marginalização social e geográfica.

Para fechar o encontro, assistimos o vídeo “Quilombo dos palmares” da TV Brasil, a partir do qual discutimos sobre outra margem habitada pelo povo negro durante muito tempo e até os dias atuais. Com toda esta contextualização, os alunos puderam perceber quais as raízes para os preconceitos contra essa etnia, puderam perceber que o racismo não é algo atual e que a existência ainda hoje de uma maioria negra em condições paupérrimas não é mera coincidência.











Uau! Quanta coisa legal aprendemos hoje!

Que temática incrível!

Agora vamos assimilar tudo que vimos hoje e recarregar as energias para o CLIC da semana que vem ;)



Ow... Já estou com saudades!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário