quinta-feira, 16 de julho de 2015

4º ENCONTRO - MÓDULO "AS VÁRIAS FACES DO AMOR" - Amor fiel e infiel

Olá, pessoal!



Cá estamos nós em mais um dia dessa sequência que deixa suspiros no ar...

Nesta quinta-feira vimos mais uma face do amor: Amor fiel e infiel... Dessa vez todo mundo saiu com uma "pulga atrás da orelha" :o



Vamos conferir como foi esse encontro?


Iniciamos nosso encontro com a "Dinâmica da confiança" que funcionou da seguinte forma:
Uma pessoa ficava de pé e era vendada, essa pessoa, então, tinha que  se jogar para trás e outra ficaria  atrás dela para segurá-la...


E aí, será que confiamos nas pessoas?
Devemos confiar?
Será que elas nos decepcionam?


E a professora Fabi foi a primeira a encarar o  desafio... Afinal, tem que servir de exemplo... O que será que aconteceu?


Muita calma nessa hora!


Professor Jhon ficou na expectativa...3...2...1...

Ufa! Tudo certo. 

Depois foi a vez dos alunos demonstrarem sua confiança nos colegas...

Mih e Léo...

Ela foi corajosa, se jogou.


Nathália não conseguiu confiar...

A dupla de Gabriels titubeou um pouco..


 A última aluna a aceitar o desafio teve uma pequena surpresa: Ninguém a segurou! \o/

Como diria o Chapolin Colorado: "Palma! Palma! Não priemos cânico!" haha

Tinha um colchão de ar pronto para defendê-la da queda. Ufa!

Com essa dinâmica pudemos refletir acerca das relações interpessoais, afinal, na vida, por vezes pensamos que podemos confiar e nós jogamos e as pessoas não estão ali para segurar-nos.
Essa foi a motivação para iniciarmos a discussão sobre a fidelidade.


E nossa querida Vitória experimentou o colchão de ar...
Para dar início a conversa, assistimos um vídeo trazendo várias cenas de traições nas novelas. Como sabemos, na mídia, principalmente no contexto novelístico a infidelidade é tratada de forma banal. A partir das cenas, discutimos "o que seria considerado traição?", "quem ama trai?", "qual seria a reação dos alunos diante de uma traição?", "eles já passaram por isso ou conhecem casos?". A discussão foi em profícua e vimos como o tema divide opiniões.






 Em seguida, lemos o famoso "Soneto de fidelidade", de Vinícius de Moraes, que trouxe à tona a discussão da fidelidade nos dias atuais... Será que existe amor fiel por toda vida ou será melhor lidar com o amor "infinito enquanto dure"?




 Logo depois, lemos a crônica "Homem perfeito", de Arnaldo Jabor, que trouxe uma discussão acerca do machismo, que nos acompanha historicamente e, principalmente, sore a fidelidade masculina, sempre tão rotulada de inexistente.








 Por fim, lemos o "Soneto de infidelidade" que traz uma releitura do "Soneto de fidelidade", onde o eu-lírico ao contrário da exaltação feita no poema original, expõe uma profunda mágoa frente uma traição.




 Ufa! Mais um encontro terminado, muitas reflexões feitas, contato com gêneros audiovisuais, escritos e com a interação e participação de todos, que é o mais importante.

Até semana que vem!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário