quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Povos ciganos: Sua origem, história, cultura e preconceitos

LEMA CIGANO: 

O céu é meu teto; a terra é minha pátria e a liberdade é minha religião.

No quarto encontro ainda retomamos brevemente o filme exibido na última aula e, então, prosseguimos na contextualização sobre o povo cigano. Primeiramente, falamos sobre a bandeira deles:


O azul representa o céu, o infinito; O verde representa a terra; A roda representa o movimento, a liberdade.


               Em seguida, assistimos ao vídeo "A origem dos filhos do sol - ciganos no mundo", que pode ser visto através do link: https://www.youtube.com/watch?v=xLCP7RLEghA. O vídeo serviu para darmos o pontapé inicial na explanação mais detalhada sobre a origem desse povo e alguns aspectos de sua cultura, seus valores, as divisões grupais, lendas a seu respeito. Você pode ver mais detalhes no vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=9fRdSg8TfhI.
Prestou atenção em um detalhe: A etnia cigana é divida em grupos, ou seja, não é o povo cigano, mas os povos ciganos. Veja o quadro:


          Em seguida, disponibilizamos em slide e no módulo a charge "Holocausto de Sarkozy" de Latuff:



             A charge serviu de motivação para abordarmos as políticas anticiganas, se você viu o segundo vídeo desta postagem soube que além dos judeus, negros, homossexuais, os ciganos também foram perseguidos e praticamente dizimados na Segunda Guerra Mundial, mas essa perseguição não ficou no passado, atualmente, principalmente nos países balcânicos e na França, remetendo à charge, os ciganos são duramente perseguidos simplesmente por serem de uma cultura diferente. 
        Após isto, lemos, em conjunto com os educandos, cláusulas do Programa Nacional de Desenvolvimento Humano II de 2002, que tratam dos direitos do povo cigano, o que não é levado em consideração.
           Para finalizar a aula, lemos e refletimos com o poema 'Dia negro da Roma" de Janardhan Pathania.

Você também pode nos acompanhar pelo Facebook:
https://www.facebook.com/raul.cordula.14?fref=photo

Nenhum comentário:

Postar um comentário