quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Depois de um pequeno recesso... VOLTAMOS!!!

Depois da sequência sobre a influência da internet e o trabalho com a poesia visual, o que esperar do CLIC após o recesso?
Vamos descobrir agora!!!

Tivemos como elemento motivador, para iniciar o primeiro encontro de nossa décima terceira sequência, a 'Dinâmica dos rótulos", na qual sem que os educandos vissem o que estava escrito colocamos em suas frontes frases, tais quais:

sou antipático(a) – evite; 
sou famoso(a) - idolatre-me; 
sou engraçado(a) - ria; 
sou tímido(a) - ajude-me; 
sou mentiroso(a) - desconfie; 
sou surdo(a) - grite; 
sou lindo: aprecie-me; 
sou aprendiz: ensine-me; 
sou miserável: tenha piedade de mim; 
sou inconsequente: aconselhe-me; 
sou mais velho(a): respeite-me; 
sou chato(a): rejeite-me; 
não sou popular: zombe de mim;








           Com cada educando devidamente "rotulado" pedimos que interagissem uns com os outros seguindo as atitudes expressas nas etiquetas dispostas nas cabeças de cada um. Terminado este momento pedimos que um por um os alunos dissessem o que imaginavam que estava em suas frontes, alguns acertaram, outros não. Mas o objetivo da dinâmica foi alcançado, os alunos puderam refletir que, por vezes, rotulamos as pessoas, mesmo sem conhecer, numa atitude de preconceito e que, não raras vezes, o que achamos se mostra equivocado.
          Tendo como gancho esta reflexão, trabalhamos, através de slides e com a participação constante dos alunos os vários tipos de preconceito que temos em nossa sociedade.
                 Para fechar este momento, escutamos a música "Sem preconceito" de Túlio Dek.
                 Logo após, para começar a delinear a temática que trabalharemos no módulo, assistimos o vídeo "Minorias Étnicas", que aborda o tipo de preconceito específico do qual trataremos. Que você pode ver no link que se seguehttps://www.youtube.com/watch?v=yUtILzBFRIs&noredirect=1.
Em seguida, objetivando que os alunos descobrissem a temática, dois professores, no caso, a professora Fabiana Souza e o professor Jhonathan Antonny, se trajaram representando o estereótipo já conhecido da minoria étnica que iríamos trabalhar a partir de então.







Os educandos perceberam logo de cara! E vocês conseguiram descobrir também?
Isso mesmo!!! A sequência que trabalharemos é sobre a CULTURA CIGANA. Tendo o objetivo de desmistificar muitos dos preconceitos sofridos por este povo.
E vamos adiante, afinal este foi só o primeiro dia!

Você pode também nos encontrar no Facebook:
https://www.facebook.com/raul.cordula.14

Nenhum comentário:

Postar um comentário