quarta-feira, 18 de novembro de 2015

13º ENCONTRO: O VERDADEIRO "MAL" DA VELHICE - A INDIFERENÇA

Olá, galerinha especial que visita nosso blog!

Sabem qual a temática da última aula? Não?

Então vem conferir:


Bacana, né?

Começamos o encontro com a dinâmica "Daqui a cinquenta anos...", na qual solicitamos aos educandos que pensassem e colocassem no papel como eles achavam que estariam daqui a cinquenta anos... 

E você já pensou o que estará fazendo nesse tempo? Vale a reflexão...



Em seguida, lemos o conto "Feliz Aniversário", de Clarice Lispector, que aborda, como o título sugere, um aniversário, mais precisamente o aniversário de 89 anos de D. Anita. A leitura foi feita de modo compartilhado e, logo após, discutimos as questões trazidas a tona pelo texto. Dentre as quais podemos destacar a questão dos frágeis laços familiares e a negligência para com o idoso.



Foi debatida a posição do idoso na sociedade atual, os alunos e professores relataram experiências pessoais correlacionadas ao tema e, depois das colocações, demos continuidade à aula com o poema "Como se morre de velhice", de Cecília Meirelles, que traz esta questão do abandono do idoso.

Para finalizar a aula lemos o artigo de opinião “O idoso merece nossa atenção”, de Getúlio Oliveira. Um dos pontos que  destacamos é como podemos perceber, nos dias atuais, o desrespeito com os idosos, os maus-tratos, o abandono e a falta de educação em simples gestos do dia a dia, além de chamar a atenção para a necessidade de termos um olhar mais terno para aqueles que foram alicerces do que se vê hoje na sociedade.

No final da aula esclarecemos sobre o passeio que faríamos na próxima semana. Para onde será?

Curiosos?

Semana que vem contamos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário